Translate

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

DESCORTINE A SUA DEPRESSÃO E SE DÊ A CHANCE DE SER FELIZ


Silvia Malamud

Tanto em nossa atualidade, como em toda a história da humanidade, estamos repletos de acontecimentos cíclicos sobre os estados depressivos que acometem as pessoas.
Ao longo do tempo deste planeta, estes estados chegam ao nosso conhecimento em meio a diferentes nomes.
A depressão em si possui vários níveis de entendimento no que diz respeito às suas possíveis causas.
Sabemos, porém, que em se estando nela, a pessoa é afetada por constante alteração de seu status psicológico e que infelizmente sem a ajuda certa a tendência mais freqüente é a deste estado ir se aprofundando mais e mais num processo que acaba dificultando ferozmente a conquista de qualquer tipo de prazer e alegria na vida.
Muitos, pelo fato de não encontrarem mais saída, recorrem aos psiquiatras como última possibilidade de serem ajudados.
Em determinados casos, a psiquiatria tem demonstrado ser de grande valia no sentido de restaurar um padrão mais estável em pessoas com algum tipo de sofrimento emocional sobre o qual não estão mais dando conta.
Nestas ocasiões, psiquiatras, e muitas vezes neurologistas, prescrevem medicamentos, pois a dor emocional é muito profunda.
Atentem que estes medicamentos, quando bem indicados, auxiliam a pessoa sobremaneira a conseguir forças para a sua elaboração acerca do que está acontecendo lá dentro.
Este tipo de procedimento, a meu ver, torna-se plenamente eficiente quando associado a um tratamento psicológico.
O atendimento psicológico evoca a possibilidade efetiva de uma transformação pessoal importante a ponto de ressignificar toda a história da situação emocional geradora de uma depressão, por exemplo.
Depois de determinado tempo, a pessoa acometida pela depressão entra num processo de desvitalização tão intenso que, na maioria das vezes, não consegue reverter sem a ajuda de profissionais.
Se você tiver alguma dificuldade emocional que cause algum desconforto, evite guardá-la numa caixinha dentro de si mesmo.
Este tipo de atitude só aumenta o sofrimento. Não vacile.
Se não conseguir solucionar suas questões sozinho ou com amigos, busque a ajuda de um profissional. Atente que a sua vida é única.
Seus momentos aqui devem ser preciosos, prazerosos, criativos e felizes.
Busque viver sempre melhor ajudando-se.
Ao abrir oportunidades para uma mudança, dê o seu enfoque existencial sem medo.
Aqui fica externada a minha opinião sobre tal necessidade.
Percebam que não existe oposição quanto aos procedimentos médicos quando necessários;
ao contrário, sou muito a favor deles.
Tenho, porém, uma ressalva a fazer que vai contra um processo muito comum hoje em dia, que é a crescente dependência de medicamentos alopáticos.
Acontece quando a pessoa não consegue suportar uma vida com certa dose de frustrações naturais sem recorrer a medicamentos que de algum modo acabam anestesiando a consciência.
Atentem que este tipo de atitude, muito comum em nossos dias, acaba por impedir as pessoas de percorrerem os seus processos de transformação pessoal, que é a tônica da nossa existência.
Quando ouvimos o comentário de que a pessoa está vendo tudo cinza e está deprimida, ele é verdadeiro, porque de fato a pessoa realmente enxerga dessa forma por estar com a atenção direcionada a algum aspecto depressivo.
Em nome de se solucionar esta situação é que falaremos inicialmente de um ambiente terapêutico, sendo que este necessariamente precisa ser acolhedor, para que a pessoa se sinta totalmente à vontade, não ameaçada e, assim, poder expor os aspectos importantes de si mesma.
Busque ser feliz e viver a sua vida com todo o colorido que existe e não em preto e branco, ou em tons de cinza...
Você merece ser feliz. Aja!

Foto Ney/Niteroi

Nenhum comentário: