Translate

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PLANEJE, ORGANIZE E EMAGREÇA



Por Andressa Zanandrea

São Paulo, 26 (AE) - Uma despensa bagunçada e seus quilinhos extras podem estar relacionados. É o que defende o organizador profissional Peter Walsh, autor de "Engordei ou minha roupa encolheu?". Segundo ele, uma despensa bem arrumada e uma cozinha funcional podem fazer maravilhas pela sua aparência. No livro, ele afirma que a casa é o reflexo do que se é e a cozinha da forma como se alimenta.

Walsh descobriu que havia relação entre bagunça e excesso de peso após organizar a baderna de inúmeras casas no programa "Chega de Bagunça", exibido no Brasil pelo Discovery Home & Health. "Ao ajudar as pessoas a arrumar suas casas, percebi que o problema não era só a tralha. Depois que elas passavam a ter foco nas vidas que queriam, e no que precisavam para isso, elas começavam a transformar não só as casas, mas todas as áreas da vida, como locais de trabalho, carreiras, relacionamentos e atitudes em relação ao corpo."

Isso ocorre porque, segundo Walsh, vive-se hoje numa "cultura de gordura", em que compra-se demais, tudo é em tamanho grande e há um boom de transtornos psicológicos. A bagunça surge porque as pessoas não lidam com as coisas quando devem e porque dão desculpas para evitar responsabilidades sobre o que têm e como vivem. A falta de tempo seria uma dessas desculpas. "Dá-se tempo àquilo que se acredita ser importante. Têm-se tempo para se vestir, tomar banho e ir ao trabalho todos os dias. Cuidar do corpo é tão importante quanto qualquer uma dessas atitudes. É só planejar o dia e organizar a vida."

O livro é repleto de histórias de pessoas que começaram a arrumar suas casas e, no fim das contas, arrumaram suas vidas. Segundo o autor, quando se começa a pensar na qualidade de vida que se quer, passa-se a fazer escolhas melhores. "Essas escolhas são mais saudáveis e, dessa forma, as pessoas passam a se cuidar melhor e também perdem peso. A casa, especialmente a cozinha, deve ser um lugar que nutre a família. Ao arrumar a casa e ao organizar a cozinha, a despensa, as compras e os planos alimentares, se faz escolhas mais claras para uma saúde melhor."

Assim, Walsh apresenta um plano de emagrecimento cujo foco é a alimentação consciente. Nada de delivery, fast food, rodízios ou comida congelada. A chave para a perda de peso é comer comida fresca e saudável, em casa, com a família, sem ceder às tentações e trocando horas em frente à TV por exercícios físicos, que podem ser feitos até em casa. Esse processo exige uma organização que engloba a casa e também os afazeres diários.

Para o autor, é possível, sim, mudar o comportamento e livrar-se dos maus hábitos em pouco tempo. O primeiro passo, recomenda Walsh, é descrever como é a vida que se quer ter - englobando casa, trabalho, relacionamentos e corpo. "Depois de ter as respostas em mente, é hora de acabar com a bagunça. O que fica e o que vai embora é determinado pela resposta à seguinte pergunta: 'este item me leva para mais perto ou mais longe da vida que eu quero?' Ter em mente a vida que se quer muda a vida que se vive."

A consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da empresa de consultoria doméstica Help Personal Assistant, afirma que um erro comum de organização é começar a arrumar um armário ou cômodo e parar a tarefa no meio. Para acabar de vez com a bagunça é preciso planejamento - arrumar primeiro aquilo que está incomodando mais e não fazer tudo no mesmo dia.

Acabe de vez com a bagunça:

- Tire um dia para arrumar cada cômodo da casa
- Não tente arrumar toda a casa no mesmo dia
- Comece por aquilo que mais incomoda e só siga adiante após terminar a tarefa
- Jogue fora tudo o que está quebrado e não serve mais, até mesmo eletrodomésticos e vasilhas sem tampa
- Aproveite para doar roupas, sapatos e acessórios que não usa mais
- Após separar o que fica e o que não fica, coloque tudo de volta no lugar
- Depois de arrumadas, tente manter as coisas em ordem
- Divida as tarefas domésticas com os outros moradores da casa e ensine as crianças desde pequenas como cuidar do espaço

Foto Daniel
Artigo enviado pelo Andre Zanarella

Nenhum comentário: