Translate

sábado, 8 de outubro de 2011

PLANTE UMA PITANGUEIRA NO SEU JARDIM



Chegou a estação do ano favorita dos brasileiros. E se verão lembra calor, calor lembra pitanga. Isso mesmo, pitanga!

Por exemplo, se o dia é daqueles em que as temperaturas passam dos 30, 35 graus, nada como um suco de pitanga, bem gelado e refrescante, para aliviar o calor; ou se o dia é daqueles que já amanhecem quentes, um café da manhã com sucos, torradas e geleia de pitanga, de preferência bem fresquinha, é ideal para uma alimentação balanceada e saudável.

O sabor “azedinho” é marca registrada dessa fruta, que vem da pitangueira, árvore nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai, bastante utilizada em projetos de reflorestamento, arborização urbana e em pomares domésticos.

E, além da fruta saborosa, a pitangueira e suas folhas possuem diversas propriedades medicinais. A espécie é indicada para o tratamento de febres, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares; possui também ação calmante, anti-inflamatória, diurética e antioxidante.


Estudos recentes promovidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade do Rio Grande do Sul e a Universidade da Carolina do Sul (EUA), vêm analisando, também, o potencial do extrato da pitanga de cor alaranjada no combate a alguns tipos de câncer, sobretudo o de cólon. Os extratos da folha da pitangueira apresentam, ainda, atividade contra a doença do sono e moderada atividade bactericida.

É praticamente uma farmácia natural bem no seu quintal! E se você quer fazer uma deliciosa geléia de pitangas, clique no título acima e confira a receita!


Fonte: Click mudas

Nenhum comentário: