Translate

domingo, 2 de outubro de 2011

AS FACES OCULTAS DO PRECONCEITO


Fábio Martins Fonseca

Psiquiatra


Sempre houve disseminação de intolerância,  preconceito e violência  na cultura. O que há de mais atual nesse tema, no entanto, é o surgimento das redes sociais  pulverizando agressões instantâneas e, muitas vezes, "engraçadas". Trata-se do "humor" e do "álibe" que facilmente pode-se conseguir através dele...

Sabe aquela história de que "é apenas uma piada" ou "onde está o seu senso de humor?" ou o também frequente "O mundo politicamente correto é muito chato"?  Pois é, são esses os disfarces a que me refiro: maneiras de escamotear a nossa violência... de nos cegarmos frente aos abusos os quais  não apenas não gostamos de reconhecer, mas de que acabamos por também cometer.

É claro que o mundo sem humor seria insuportavelmente chato e, sim, a capacidade de rirmos de nós mesmos nos eleva e nos lava alma; mas há que se fazer uma  discriminação entre uma coisa e outra; entre o humor e a perpetuação da violência disfarçadas em piadas de péssimo gosto.

Alguém pode logo contra-argumentar: Ei, alto lá! Existe uma diferença grande entre rir de uma piada e vir a cometer um crime! Defendo justamente o contrário: rimos alto da agressão que gostaríamos de ter cometido, ou que permitimos que cometam em nosso nome; mas que, obviamente, apenas se torna engraçada quando cometida pelos outros, que nos poupam o trabalho de lidar com a angústia de nossa própria agressividade.

Em uma sociedade onde mulheres ainda são espancadas e vitimizadas, onde uma menção pública de homossexualidade pode significar um rosto desfigurado, quando não assassinado, devemos sim ter mais cuidado quando achamos graça de piadas que induzem a acreditar  que os pobres são indolentes, que as mulhres gostam de apanhar, que gays efeminados merecem ser espancados ou que os negros são uma raça inferior. Cuidado: Isso tudo acontece todo dia e não tem graça nenhuma!

Ah! É claro que ainda há muito espaço para o humor realmente inteligente, mas que exige um pouco mais de sofisticação e menos leviandade do que geralmente estamos acostumados!
 

2 comentários:

Delma Maiochi disse...

Vera, posso usar esse teu texto no jornal?? com os devidos créditos...
beijos, Delma

Vera Chvatal disse...

Oi Delma!
Pode usar, o Fábio - autor do texto e que é meu amigo - permite o seu uso.
bjs. Vera